É, eu estabeleci, que toda sexta que eu estou afim, vou falar sobre os clichês existentes e percebidos no cotidiano. E para estrear, vamos falar sobre o gênero mais previsível existente, os filmes de ação!
Acho que todo mundo já viu pelo menos um filme de ação. E já viu que ás vezes coisas de efeito similar acontecem com eles? Como se as vezes todos fizessem parte de um universos paralelos em que as coisas ocorrem de uma mesma maneira? Esses são os clichês. E vamos começar.
BOMBA
O vilão megadumau quer explodir um lugar com inocentes dentro! Isso não pode acontecer. Mas calma, o mocinho que já teve aulas com o esquadrão anti bombas vai resolver isso! Ele abre o lugar onde está a bomba, que é uma bomba relógio, e O TEMPO ESTÁ QUASE ACABANDO 5 ELE VAI 4 CORTAR O 3 FIO VAI 2 CORTAR 1 e deu certo. Ah, pode ter variações, têm dois fios, faltavam 223742367 minutos, ele corta o fio errado e passa para 10 segundos. Mas relaxa, ele vai cortar o certo depois.
GOVERNO SEM ANTIVÍRUS
Então o Estado está atrás de você? Ou você precisa de uma informação confidencial que só o FBI tenha? Sem problemas. Vai lá numa lan house, ou num computador público qualquer e hackeia em dois segundos. Vai achar tudo o que você precisa organizadinho. É só imprimir. E a impressora tá com tinta okays?
MOCINHAS CLÁSSICAS
Geralmente têm duas. Uma tonta. Burra. Porta. Geralmente essa daí tem um corpão, e serve pra mais nada além de virar refém. Ás vezes ela é parente de um cara influente rico e poderoso, ou, ela só ajudou o carinha uma vez a se esconder e agora deve a vida a ele. Ela consegue dar um soco em um dos capangas do vilão. A outra de mocinha têm nada, luta melhor que o herói, e é bem mais inteligente que ele. Tem um passado ~obscuro~, e tem um corpão também. E é mais fácil ela salvar o carinha do que ele salvar ela.
CARINHA CERCADO POR CAPANGAS DUMAU ACABA COM TODOS ELES
O nome é grande e resume tudo. Apesar de ser uma coisa bem específica, já vi esse clichê em vários filmes. Tá lá. O carinha feliz. E ao redor dele um bando de lutadores dos melhores de todos, que nunca perderam uma luta. Até_agora. Por quê o mocinho é O cara. Ele bate, chuta, se esquiva, ABAIXA BEM NA HORA QUE O CARA VAI DAR UM GOLPE E QUEM RECEBE É O CAPANGA QUE TAVA ATRÁS... E no final estão todos estão inconscientes no chão.
CAPANGAS QUE NÃO SABEM ATIRAR
Imagine. Os capangas. Com metralhadoras. E nosso bravo herói. Com uma espingarda. Tá, espingarda não. Uma pistola. E adivinha quem vai acabar morto? Os capangas, é lógico. Por quê parece que eles nunca tinham pegado uma arma antes na vida. Nosso intrépido mocinho acaba com todos eles.
VILÕES QUE... BEM...
Apesar de tudo, pegaram nosso herói. Sim, no final, ele foi pego. O vilão têm a chance de atirar nele ali mesmo, naquela hora, mas ele faz isso? Nãão. Vamos deixar ele preso dentro de um tanque enchendo com água que ele NUNCA vai conseguir sair, de um cofre onde ele não sabe a combinação, algo do gênero. Ah, as vezes ele também fala exatamente o lugar onde ele vai a seguir, por quê, o mocinho não vai conseguir sair de lá mesmo, né...
até a rainha má consegui botar a branca de neve dormir, mas vocês não
Agora, não me venha com essa de "Mas eu vi um filme que não tinha isso e...". Ei. Clichês não são regras. São "coincidências".
Ah, desses sites eu tirei alguns clichês. A cabeluda também precisa de ajuda.
http://colunistas.ig.com.br/obutecodanet/2007/10/25/os-maiores-cliches-dos-filmes-de-acao/
http://www.getro.com.br/2010/10/os-40-maiores-cliches-do-cinema-americano/#.UZVSVLWG0g0
Você conhece mais um clichê berrante da sociedade? Comenta então seu
Pra encerrarrr:
Nenhum comentário:
Postar um comentário